Fundada em 22 de agosto de 1817, Araraquara é uma das cidades de destaque nos cenários regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população, traduzida num elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de 0,830 e através do IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) obteve a primeira posição no cenário estadual e nacional, a urbanização, a arborização, o grande número de jardins e praças e a limpeza de suas vias públicas também contribuem para essa qualidade.

      A cidade é sede da 12ª Região Administrativa do Estado de São Paulo e dotada de todos os recursos urbanos e político-administrativos para atender as demandas dos setores comerciais, industriais e sociais, Araraquara recebeu infraestrutura política e administrativa invejável para suas ações, com serviços da Secretaria Regional da Receita Federal; da Secretaria Regional da Receita Estadual; da Polícia Federal e da Justiça Federal.

      Araraquara está estrategicamente localizada no centro do Estado de São Paulo e conta com uma população estimada de aproximadamente 205 mil pessoas.

      A estrutura industrial do município está baseada na agroindústria, representada pelo binômio cana e laranja.

      Outros setores de destaque da economia local são os setores metal-mecânico, indústria têxtil, tecnologia de informação, aeronáutico e serviços, com empresas que empregam mão-de-obra intensiva.

      Araraquara é um município privilegiado na área de transporte de cargas. Rodovias importantes para o Estado e para o Brasil cortam o município, como as SP-255 (norte/sul) e SP-310 (leste/oeste). Araraquara também abriga um dos principais terminais ferroviários de carga do País, ligando regiões produtoras (Centro-oeste) e exportadoras (capital paulista e portos marítimos).

      O município tem uma diversificada rede gastronômica, oferecendo os mais variados pratos da cozinha nacional e internacional.

      Na rede de prestação de serviços, Araraquara possui no comércio fortemente aquecido, com grande potencial, vários corredores comerciais e dois Shoppings Centers, fator relevante que trouxe para o município grande investimento da FUNCEF – Fundação do Economiários Federais, na construção de um novo shopping center e hotel ao lado Centro de Eventos de Araraquara e Região, promovendo nesta área um grande complexo de entretenimento e negócios.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara

Fotografia: Google Maps and Google Earth