Área Tecnológica

Automação - Mecatrônica

Eletroeletrônica - Eletricidade

Metalmecânica - Mecânica

SENAI ARARAQUARA
Leia o Edital e faça agora sua inscrição:

https://goo.gl/forms/EIXsG2o5oil1aRNp2


CURSO TÉCNICO – JANEIRO DE 2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

CURSO TÉCNICO – MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

ESCOLA SENAI “HENRIQUE LUPO” - ARARAQUARA

1. Da Modalidade EaD

Os Cursos Técnicos na modalidade Educação a Distância do SENAI-SP são voltados à formação de técnicos em determinada área profissional e são destinados a candidatos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio. Para obter o diploma de técnico, o candidato deverá concluir o Ensino Médio.

Para participar do curso, o aluno precisará estar conectado à Internet. Os conteúdos são apresentados com vídeos, animações, simulações e textos elaborados exclusivamente para as situações de aprendizagem previstas nos cursos.

O aluno poderá acessar o material didático no ambiente virtual (AVA) ou na estante virtual, não podendo, contudo, imprimi-lo.

As aulas práticas e avaliações serão ministradas na Escola SENAI “Henrique Lupo”, situada na Rua Hugo Negrini, 60, no Bairro Quitandinha, em Araraquara-SP.

Os alunos contarão com tutoria e monitoria especializada para atender suas necessidades instrucionais durante todo o decorrer do curso.

A modalidade educação a distância exige dedicação dos alunos, acompanhamento sistemático das aulas, realização de todas as atividades propostas e efetiva participação das aulas presenciais, que é obrigatória, pois as aulas a distância e presenciais norteiam-se pela LDB.

2. Da Oferta de Cursos

a)Para o presente Edital, a Escola SENAI “Henrique Lupo” ofertará o Curso Técnico de Manutenção Automotiva, com as seguintes características:

Duração: 1.200 horas (18 meses)

Horas a Distância: 926h

Horas Presenciais: 274h

Vagas: 50

Início do Curso: 22/01/2019

Mensalidades: 26 parcelas de R$ 239,52

b) Carga horária prevista de estudos é de 24 horas semanais, sendo que as atividades a distância exigirão, em média,4 horas de estudo por dia e as atividades práticas, obrigatórias, exigirão o comparecimento ao SENAI 4 horas por semana.

c) As aulas a distância dos cursos serão oferecidas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ficará disponível durante todo o período letivo para que o aluno acesse, por meio de computador com acesso à Internet e pacote Office. O SENAI-SP não se responsabiliza pelo meio de acesso do aluno ao curso, sendo que o computador é de responsabilidade pessoal.

d) As configurações mínimas do computador para acesso ao AVA encontram-se no Anexo A.

e) As atividades práticas obrigatórias realizadas no SENAI poderão ocorrer da seguinte ordem:

-Turma A - Aulas Presenciais às Quintas-feiras (das 18:45 às 22:45) - VAGAS ESGOTADAS

-Turma B - Aulas Presenciais aos Sábados de Manhã (das 8:00 às 12:00)

 -Turma C - Aulas Presenciais aos Sábados à Tarde (das 13:00 às 17:00)

 -Turma D - Aulas Presenciais às Quartas-feiras (das 18:45 às 22:45)

 

Caberá ao aluno no momento da sua inscrição, optar por qual turma (dia e período) o mesmo se interessa em fazer as aulas presenciais.

3.Das Inscrições

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico – Modalidade Educação a Distância (EaD) – Manutenção Automotiva, serão gratuitas e estarão abertas das 14h do dia 29/10/2018 às 21h do dia 30/11/2018, e poderão ser efetuadas, via web, na página eletrônica do SENAI-SP http://araraquara.sp.senai.br

Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas. Observação: os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Para a inscrição, os candidatos deverão:

- acessar o site http://araraquara.sp.senai.br

- concordar com as disposições do Edital do processo seletivo

- preencher corretamente o requerimento eletrônico de inscrição

Após inscrever-se no site da Escola, o candidato deverá entrar em contato com a Secretaria do SENAI Araraquara (16 3303-3800 ou senaiararaquara@sp.senai.br) para apresentar:

- documento comprobatório da escolaridade exigida

- cédula de identidade (RG) 

-CPF

- comprovante de residência atualizado

- comprovação de experiência profissional (se houver)

Caso o candidato identifique alguma anormalidade em seu processo de inscrição, deverá comunicar imediatamente a Escola pelo e-mail senaiararaquara@sp.senai.br

A inscrição poderá ser cancelada se for realizada:

- de forma irregular, contendo informações equivocadas, falsas ou incompletas

- por qualquer motivo, após o encerramento do período de inscrição

A Escola não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados.

Será eliminado do processo seletivo o candidato que:

- fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata

- apresentar documento de identificação irregular

- deixar de apresentar quaisquer documentos que comprovem o atendimento a todas as condições e todos os requisitos estabelecidos neste Edital

descumprir as normas do processo seletivo estabelecidas neste Edital ou não preencher, no mínimo, os campos obrigatórios do formulário de inscrição

- desobedecer a qualquer outra regra deste Edital

A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas previstas neste Edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos implicará o seu cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo.

4. Da Seleção

a) Análise Curricular

b) Se o número de inscritos exceder a oferta de vagas, no dia 12/12/2018 será realizada uma prova de seleção, composta por 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão da 1ª série do Ensino Médio, distribuídas em três blocos: 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

5. Da Apuração, Divulgação do Resultado e Pré-Matrícula

A chamada para a matrícula, tanto de candidatos aprovados (1ª chamada) quanto de suplentes (2ª chamada), será feita obedecendo estritamente a ordem de classificação no processo seletivo, até o limite de vagas existentes.

No dia 17/12/2018 a Escola divulgará a lista de 1ª chamada com os candidatos selecionados pelo Comitê Organizador do Processo Seletivo no site http://araraquara.sp.senai.br e enviará por e-mail aos aprovados o boleto bancário referente à cobrança da primeira mensalidade no valor de R$ 239,52 que deverá ser paga na rede bancária até o dia 20/12/2018 para confirmação da prématrícula.

Após a convocação dos candidatos aprovados (1a chamada), havendo vagas disponíveis, será realizada a 2a chamada para matrícula, no dia 21/12/2018, para os candidatos suplentes, obedecida a ordem de classificação.

OBSERVAÇÃO: Na hipótese de ainda haver vagas após as convocações, o SENAI poderá convocar para matrícula, a partir do último candidato convocado, os candidatos, classificados e suplentes, que não compareceram nos prazos estabelecidos, obedecendo a ordem de classificação.

6.Do Acolhimento e Matrícula

No dia 20/12/2018 haverá uma reunião de acolhimento com todos os alunos pré-matriculados, os quais deverão:

- apresentar o comprovante de pagamento da primeira mensalidade

- assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

O candidato menor de idade deverá apresentar-se acompanhado de seu responsável legal, para assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

O candidato que estiver impossibilitado de comparecer à Escola para efetivar a matrícula poderá fazê-la por meio de seu representante legal, se menor, ou constituir procurador para efetivá-la, mediante procuração, com firma reconhecida.

O SENAI-SP verificará a autenticidade do documento comprobatório de escolaridade junto à escola emitente.

Será considerado desistente o candidato que não efetuar a matrícula no período determinado neste Edital, consoante as suas determinações.

A Escola poderá cancelar o curso, ou adiar seu início, caso a quantidade de alunos a serem matriculados não atinja o número mínimo previsto para instalação e funcionamento de uma classe.

7.Disposições Gerais

É de exclusiva responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo seletivo, e de todos os eventos relativos à matrícula. O resultado deste processo seletivo só terá validade para o preenchimento de vagas nos cursos com início no 1º semestre de 2019.

Só será expedido Diploma ao concluinte de Curso Técnico que comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da Escola SENAI “HENRIQUE LUPO”.

A Comissão Coordenadora dos Processos Seletivos

Escola SENAI “HENRIQUE LUPO”